Simulador de VR 9D

A moda do cinema 3D foi aparentemente apenas isso mesmo, uma moda passageira. O entusiasmo em ir ao cinema ver um filme em 3D foi, por um tempo, um bom negócio e uma forma de trazer mais público aos cinemas, mas os óculos polarizados necessários à experiência não são grande coisa e a imagem fica sempre um pouco mais escura/baça. Por outro lado, a maioria dos realizadores respeitáveis está-se a borrifar para o 3D e não faz por aproveitar/acentuar a sensação de profundidade. Uma das raras exceções é James Cameron com o seu Avatar… mas outro dia falamos desse Pocahontas colorido a azul.

Já experimentei também Cinema Dinâmico, Cinema 4DX e Cinema 5D e cada um deles pode merecer a sua própria critica. Estas terminologias com combinações de Algarismos e “Dês” parecem-me um bocado, à vontade do freguês pois na verdade são bastante  semelhantes entre si e ainda que existam “Dês” melhor numerados posso adiantar que o 4DX é o que considero a experiência mais completa e interessante (é a única num cinema  e com verdadeiras longas metragens também).

Outra moda interessante é a da Realidade Virtual e essa sim, penso que está cá para ficar e será cada vez melhor… e precisa mesmo de ser pois, no momento atual, definitivamente ainda não é perfeita. Há quem sofra de algo chamado Motion Sickness quando experimenta VR e isso depende tanto da pessoa como do jogo/vídeo que experimentamos…. Basicamente é o nosso corpo a dizer-nos: “espera, se estás quieto mas estás a ver tudo a andar é porque comeste qualquer coisa estranha, vomita já isso cá para fora!”. Não acontece a toda a gente mas infelizmente  a percentagem de afetados ainda está entre os 40 e 70%, por isso não é coisa pouca. Obviamente eu teria que calhar nessa percentagem.

Toda esta introdução para dizer que este ano experimentei um simulador VR 9D e isso tem que ser a melhor experiência de sempre, certo? VR mais 9 dimensões, isso é melhor que a realidade, não é? Não… definitivamente não é! Já tinha visto este tipo de cabines (que na verdade são uma espécie de bancos com uma série de tecnologias duvidosas acopladas) em vários sítios e aproveitei recentemente (no tempo que ainda se podia sair à rua) a oportunidade de experimentar com a minha filha. Havia várias opções por onde escolher e eu até queria experimentar a do Minecraft pois parecia-me a mais adequada para a minha filha e pensei que fosse a mais interativa mas, como estava indisponível, o senhor responsável pelas cabines aconselhou-me outra:

– Vai levar aqui uma coisa especial!

Quero realçar que eu disse especificamente ao homem:

– Olhe que eu não quero montanhas russas virtuais, queria algo diferente!

E o que é que ele nos pôs? Precisamente mais uma montanha russa virtual! E não só isso como a mais enjoativa de sempre!!!

A cadeira abanava um bocadito mas nada demais, um vento soprava de vez em quando, mas devia soprar bem mais para me aliviar o enjoo. Tinha alguma esperança de interatividade nos 2 joysticks incorporados na cadeira, mas naquela experiência não faziam absolutamente nada. Só por aí já é publicidade enganosa porque só chegaria aos 8D ou coisa que lhe valha. Comecei a sentir-me imediatamente mal disposto e fechei os olhos mais do que uma vez, não por qualquer tipo de medo mas porque estava era quase a virar o barco. Foram cerca de 3 minutos de uma viagem alucinante num carril que se partiu e que nos lançou pelos ares… e  3 chegaram e sobraram!

Fiquei enjoado o resto da tarde… certamente uma das 9 dimensões tão publicitadas deve ser a dimensão do vómito!

Diversão e bem estar1 / 5 – foi mau e deu-me um extremo mal estar mas, sendo justo, a minha filha ficou bem e divertiu-se daí que, se calhar tenha que avaliar outra coisa:

O meu Motion Sickness4/5 – Nunca cheguei a vomitar com VR,  Cinema 5D ou 9D mas já estive várias vezes lá perto. Eu até fico tonto se dou uma volta sobre mim mesmo! O que é uma pena porque eu gosto de experiências deste género mas quando fico mal dou por mim a pensar

– É a última vez que faço isto!!!

(Basicamente é parecido com apanhar uma grande borracheira).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s