Death Note – Special One Shot 2020

Alguma vez pensaram viver um momento na história do mundo em que algo acontece e muda completamente a nossa forma de viver? Alguma vez imaginaram que o medo e a prevenção do que pode acontecer possivelmente ainda traz mais mudanças e consequências do que o próprio acontecimento que se tenta evitar? Pois bem, é isso exactamente que estamos a viver agora com o Covid-19 e encontro um paralelo interessante à nossa vivência actual no mais recente manga Death Note!

Para quem não conhecer, Death Note, lançado em 2003 é um dos Mangas (bandas desenhadas japonesas) mais célebres e aclamados. A fama é justa já que é uma história policial/sobrenatural extremamente inteligente com um monte de reviravoltas e uma caça gato e rato incrível. L, o génio investigador, contra Kira, o génio megalómano detentor dum caderno místico com o poder de matar qualquer pessoa que tenha o seu nome nele escrito. A história é incrível precisamente pela relação entre os dois personagens e como um tenta constantemente enganar o outro. É um espectáculo, 5 estrelas!

O que aconteceria se nos chegasse às mãos um caderno místico com o poder de matar qualquer pessoa que tenha cujo nome se escreva nele? Como o usaríamos? Mataríamos alguém? E como seriam as nossas conversas com a criatura macabra, mas apreciadora de maçãs, que nos entregou o caderno? São estas as questões filosóficas que me vêm à cabeça.

Ora o protagonista do livro original usou-o com uma suposta boa intenção mas em que se torna bastante questionável se as intenções justificam os meios. Quis armar-se numa espécie de Deus que tornaria o mundo mais justo por eliminar todos os criminosos à face da terra.  E no novo livro, o que é que Minoru Tanaka, novo detentor do Death Note decide fazer com este tipo de poder?

Spoilers leves no próximo parágrafo, se não quiser ler, passe para o seguinte.

Minoru não tem pretensões de ser um Deus e não lhe atrai minimamente o poder de matar uma pessoa então, numa jogada totalmente inesperada, decide colocar o Death Note à venda num leilão online. As licitações rapidamente sobem para valores astronómicos, fora do alcance das maiores fortunas e começa a ser perceptível que várias nações estão a competir pelo poder de controlar a vida e a morte no bico de uma caneta. Cada uma das nações tenta adquirir o caderno para si, com o medo que os seus rivais o façam mas, ao mesmo tempo, adquirir a posse do caderno traz enormes dilemas morais e éticos. O protagonista tem um plano fascinante de como vender o caderno sem ser detectado… mas claro que não vou contar como é que a história termina.

Um pormenor engraçado é que Donald Trump é uma das personagens em destaque. O seu nome nunca é referido mas basta olhar para o desenho e não há que enganar (e ainda por cima também representa o Presidente dos EUA). A sua forma de agir é também completamente consistente com o que seria de esperar do verdadeiro Trump, o que torna tudo mais credível e realista.

5/5 Maçãs deliciosas  – É conveniente que leia a série original primeiro mas, mesmo se não o fizerem, acho que gostarão da história… e ainda por cima o livro está gratuitamente disponível em versão digital em inglês aqui.

Bónus: Existem também várias adaptações japonesas em imagem real que ainda não vi (avaliação pendente) e uma específica, americana, para Netflix que é vergonhosamente má pois americaniza e simplifica tanto a história que mais valia ter feito uma narrativa completamente nova e não uma tentativa mal amanhada. Os protagonistas do filme são completamente idiotas e isso é vergonhoso relativamente à versão original. 2/5 nomes riscados num caderno amaldiçoado.

Bónus 2: O anime Death Note é uma adaptação da série original em animação de excelente qualidade e conta com  sequências épicas de acção do protagonista a escrever num caderno (estou mesmo a falar a sério). 5/5 olhos esbugalhados de investigadores descalços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s