Pokémon Smile

A imagem pública dos videojogos sempre foi bastante má. Considerados uma diversão do demo, um desperdício de tempo, uma droga e formadores de gente violenta e antissocial, para quem não joga parece que não há muito a favor dos jogos. Pelo contrário, para quem aprecia jogar, os benefícios estão à vista: uma diversão ativa (mesmo que só com os polegares),um babysitter virtual de crianças e novo media de comunicação e expressão cultural e artística, etc.

É fácil perceber que durante esta quarentena os videojogos foram certamente a salvação de muito jovem trancado em casa (juntamente com o Youtube,o Netflix e o Pornhub).

Os videojogos têm como princípios divertir-nos e cativar-nos a ser melhores no que fazemos e isso é excelente mas também têm o reverso da medalha pois, por vezes, são tão mais atrativos que a vida real que se tornam demasiado viciantes… ainda assim provavelmente são tempo melhor gasto do que a fazer scroll no igualmente viciante Facebook e Instagram! Ora porque não aplicar esses princípios em atividades reais e tornar a vida mais divertida? Esse é o conceito de gamification, a forma como podemos trazer algumas ideias do universo dos jogos para nos motivar a fazer tarefas mundanas ou até para nos treinar num certo tipo de atividade. Eu tenho gamificado a minha paternidade. Quando os meus filhos se portam mal eu aponto num placar que perdem uma vida e se perderem 3 vidas ficam de castigo. Quando portam muito bem ganham power-ups para recuperar vidas.

Ora Pokémon Smile é uma jogo gratuito para telemóvel destinado a crianças pequenas e o seu objetivo é fazê-las sorrir (um dos lemas da Nintendo) … mas sem dentes podres! Podemos criar um perfil para cada um dos nossos filhos (mas só até 3 pois a vida não está fácil para pensar em famílias numerosas) atribuir-lhe um Pokémon (pequenas criaturas famosas dos jogos) e ver que bem que lhes assenta na cabeça. O jogo em si pode ser temporizado de 1 a 3 minutos que é como quem diz, o tempo que queremos que os miúdos lavem os dentes.  Começa a contagem e então é vê-los a esbracejar freneticamente seguindo as indicações no ecrã de esfregar mais para aqui e para ali, por dentro e por fora, para destruir as pokebactérias que temos na boca. No fim ainda podemos tentar apanhar um Pokémon e rever, em fotografia, as caras ridículas feitas durante o esfrega-esfrega. A eficácia da inteligência artificial do sistema em compreender se os dentes estão ou não a ser bem lavados é altamente duvidosa mas uma coisa é certa, os meus dois filhos agora esfregam os dentes durante 2 minutos com um vigor nunca antes visto. Isso é um contraste brutal à anterior lavadela moderada por parte da minha filha (8 anos) e ao sugar da pasta de dentes por parte do meu filho (4 anos). O mais  incrível é que agora até dizem:

– já posso ir lavar os dentes outra vez?

Ora aqui está a prova que o jogo funciona – 5/5 dentes limpos!

E não é só para pequenos porque tenho que admitir que agora também lavo os dentes com um Pokémon na cabeça!

BÓNUS:

Quase no mesmo dia foi lançado outro jogo gratuito da Nintendo, desta vez para a consola Switch e é também inesperadamente útil no dia-a-dia. Chama-se Jump Rope Challenge e a única coisa que nos pede é que cumpramos o desafio diário de pegar nos comandos e fingir que saltamos à corda 100 vezes… se quisermos até podemos saltar mais e, para começar, fiz 300 saltos e fiquei com as pernas totalmente a arder enquanto via um coelhinho no ecrã a saltar ao mesmo ritmo que eu.

É, mais uma vez, completamente básico mas é uma forma de nos motivar a fazer exercício! Se quiserem algo um pouco mais completo, há uns meses foi lançado o Ring Fit Adventure que tem como acessório um anel de pilates que reage aos nosso exercício físico e transcreve-o em golpes especiais para derrotar os nossos inimigos dentro do jogo. Convenci-me que era desta que ficaria em plena forma física mas de facto ainda não foi…. mas a culpa não é do jogo, é mesmo minha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s