Besta ou bestial?

Sonic, o ouriço azul super veloz já teve melhores dias. De mascote cheia de estilo da Sega, a maior rival da Nintendo até uma piada na internet, o seu sucesso foi-se degenerando numa série quase interminável de jogos lançados ano após ano sem que ninguém desse muito por eles. O saudosismo dos títulos originais na consola 16 bits Mega Drive nunca mais foi alcançado e, salvo raras exceções, a qualidade e sucesso de Sonic nunca mais foi a mesma coisa.

Em 2020 estreia o seu filme em imagem real, mas quem é que iria realmente prestar atenção a um filme do Sonic hoje em dia? É por isso que intencionalmente ou não, o Marketing à volta de “Sonic – O Filme” é genial e também é por isso que esta crítica é sobre o Marketing e não sobre o filme em si (que não tem nada de especial mas entretém).

Tudo começou com dois posters  online que pouco mostravam mas deixavam já antever que qualquer coisa não devia estar certa.

Num deles víamos apenas as pernas de Sonic, estranhamente compridas, como se fossem as pernas duma pessoa magra mas musculada, com uma necessidade urgente de ser depilada. No outro víamos uma silhueta que reforçava a ideia que as proporções do personagem eram consideravelmente mais próximas de um humano verdadeiro do que de um personagem cartoon como o Sonic.

Em Abril de 2019 saiu por fim o primeiro trailer e foi desastroso. Todo o mundo pode pela primeira vez vislumbrar o aspecto “final” do célebre ouriço azul e toda a gente se uniu em consenso para ridicularizar o que tinha acabado de ver.

O design do personagem era simplesmente estranho. É possível reconhecer que pretenderia ser um Sonic numa versão um pouco mais realista mas acerta tão ao lado na sua abordagem que parece uma piada. Era mais que evidente que nenhum fã gostaria do que foi feito com o seu herói mas, verdade seja dita, o Sonic  é o herói de alguém?

O personagem estava simplesmente estranho, sem carisma e descaracterizado. A receção crítica foi tão má que forçou que o realizador do filme viesse a público (no Twitter) dizer que os comentários dos fãs estavam a ser tidos em consideração e que o filme seria adiado para que Sonic fosse redesenhado e pudesse ir de encontro às expectativas gerais. Nesse momento o extremo negativismo à volta do projeto tornou-se numa simpatia coletiva, numa espécie de:

“vai sair asneira à mesma mas já que nos ouviram vamos a ver no que isto vai dar”.

Uns meses mais tarde saiu um novo trailer e aí pudemos ver uma abordagem surpreendente ao nosso visual do Sonic…. mudou completamente a sua aparência cinematográfica e ficou a parecer o Sonic de que todos esperaríamos que parecesse logo à partida! Fizeram apenas o óbvio mas era isso mesmo que toda a gente queria. Os criadores passaram de bestas a bestiais porque mostraram saber ouvir o seu público e o otimismo cresceu em torno do projeto.

Já em 2020 o filme estreou e conseguiu ser suficientemente rentável para que fosse quase imediatamente anunciado o início de produção da sua sequela.

Analisando tudo o que se passou fica a dúvida se o marketing deste filme foi desastroso ou genial. Foi desastroso se acreditarmos que realmente tudo aconteceu como aparentemente aconteceu… 0/5

Mas pensem lá bem, será que isto não foi tudo uma estratégia de risco calculado em que a equipa de marketing propositadamente quis produzir um efeito inicial de impacto online que provavelmente um filme regular do Sonic nunca traria? E que tal lançar uns posters e um trailer que saberiam que à partida que seriam mal recebido mas que deixariam toda a gente na internet a comentar fervorosamente sobre o assunto? Esta estratégia de “qualquer publicidade é boa publicidade” resultou plenamente e estes marketeers manipuladores merecem um 4/5.

Na verdade acredito mais que tenham sido bestas que bestiais mas, ainda assim, este tipo de estratégia seria mais corajosa se levassem de facto a versão original a bom porto e lucrassem com um filme que de tão mau que seria, certamente se tornaria uma obra de culto como o the Room.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s