Outra vez as mesmas Resoluções

Sou fã de resoluções de ano novo mas este ano não as fiz. Porquê? Talvez porque desde o Covid a vida se tenha tornado tão imprevisível que já se sabe que não adianta planear nada porque tudo pode mudar ou talvez porque esteja farto de copiar de ano para ano as mesmas resoluções e nunca as cumprir.

1 – Fazer uma Alimentação mais saudável- Ora, depois de toda a doçaria do Natal e Passagem de Ano há que fazer dieta, não é verdade? O açúcar é um veneno, os hidratos de carbono, gorduras, fast food e tudo que é saboroso também. Vistas bem as coisas não se pode comer nada… ou talvez se possa comer tudo, mas regradamente

… o problema é ser regrado…!

2 – Fazer exercício – Sei que há por aí pessoas que se levantam às 5 ou 6 da manhã para ir a ginásios antes de ir trabalhar… a essas pessoas eu olho com admiração e penso: vocês só podem estar maluquinhos, certo?

Exercício ao fim da tarde também não resulta para quem é um pai e marido participativo nas lides domésticas.

De exercício a única coisa que aprecio é correr (ou running que está mais na moda) mas ora vem o frio e a chuva ora vem o trabalho e a  preguiça e nunca consigo manter mais do que 2 ou 3 vezes seguidas. Até com o Ring Fit Adventure que é um videojogo para fazer exercício em casa tem sido difícil ter vontade.

1 + 2 – Emagrecer/Ficar em forma – Esta resolução é obviamente derivada da conveniente mistura das duas anteriores… como as outras não têm corrido da melhor forma, esta também não é fácil de cumprir

3 – Procrastinar menos – A internet trouxe imensa coisa boa ao mundo mas também trouxe fontes de entretenimento e procrastinação muito difíceis de evitar. No que diz respeito a redes sociais por acaso até me fui fartando naturalmente, a minha perdição maior é mesmo o Youtube. Já gastei mais horas do que é razoável a ver vídeos disparatados que não enriqueceram a minha vida em nada, só mesmo porque queria um entretenimento passivo que não matasse a cabeça. Uma boa ajuda neste aspeto é definir um tempo limite no telemóvel para poder-se usar cada uma dessas aplicações (desde que depois não se carregue sempre “ignorar aviso”.).

Até ler este blog é procrastinar… mas isso continuem a fazer por favor 🙂

4 – Aprender coisas úteis – Além da fonte incessante de coisas parvas, a internet (e não só) pode ser também uma fonte de novos conhecimentos. Pessoalmente gostava de aprender a fazer sites, a programar, aprimorar técnicas de pintura digital, etc… mas, de ano para ano, continuam a ficar por aprender!

5 – Ser mais produtivo – Sempre tive muitas ideias diversificadas que gostaria de pôr em prática mas o tempo não estica ou nem sempre é gerido da melhor forma. No ano passado consegui finalmente a motivação para iniciar este blog mas tinha várias outras ideias que foram, como de costume, ficando em pausa. Há que ser realista, nunca haverá tempo para tudo que se quer fazer mas se conseguir reduzir o ponto 3 deste top, então talvez seja possível fazer um bocadinho mais de coisas que me realizem mais.

E pronto, numa pesquisa rápida na net percebi que estas ideias e muitas outras são  estereótipos nas resoluções anuais de toda a gente… se calhar não somos tão diferentes como tendemos a pensar! No fundo tudo se resume a duas coisas principais: ser mais saudável e aproveitar melhor o tempo. Se assim é, com um pouco de força de vontade e, com pequenos passos se calhar não é assim tão impossível de cumprir essas resoluções e criar uma nova lista. Ao escrever esta lista percebi também que na verdade até tenho feito progressos e riscado alguns itens e este ano ainda mais farei! (espero que isto não seja só o optimismo de início ano!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s