Retroescavadoras Humanas

No Youtube encontra-se de tudo. Da maior estupidez a conteúdos super interessantes e impressionantes e tudo o que há pelo meio. O que vos falo hoje encaixa em tudo isso. Falo-vos dos vídeos dos homens no Cambodja, Filipinas (ou uma selva qualquer num sítio desse género) que constroem refúgios subterrâneos com piscina incluída. Parece que este subgénero da construção de castelos de areia se tornou moda por aqueles lados e que, às tantas, qualquer passeio pela selva poderá revelar um local de repouso rebuscado e refrescante.

Todos estes vídeos são extremamente impressionantes (e hipnotizantes). Vemos em câmara rápida um ou dois homens, equipados apenas com uma simples pá ou até só com um pau a escavar o solo. Marca aqui, escava ali, esculpe acolá e num timelapse de cerca de 20 minutos ficamos embasbacados a vê-los a trabalhar e quando tal já têm uma casa e uma piscina feita, como se fosse um Minecraft da vida real! Toca a pegar num vaso de cerâmica e buscar água ao rio  mais próximo e, apesar de só vermos umas 3 viagens para encher e esvaziar o recipiente, acreditamos que foi assim que no fim ficaram com uma piscina cheia. Para acabar há sempre tempo para experimentar tudo e tomar um banhinho refrescante.

Estes vídeos são simples mas viciantes. Mal acaba um, o Youtube sugere-nos outra construção ainda mais fantástica e, cá em casa, eu e a minha filha simplesmente não conseguimos resistir e ficamos de boca aberta a olhar para aquilo.

Quando me preparei para fazer este artigo, resolvi investigar este fenómeno mais aprofundadamente e descobri alguns comentário e vídeos que tentam desmascarar os artistas destas surpreendentes construções. Supostamente o primeiro canal de Youtube desde género foi o Primitive Techonology, criado em 2015 pelo australiano John Plant em que o próprio demonstra como é possível sobreviver na selva com tecnologia primitiva e construir pequenos utensílios e abrigos.

Durante o ano de 2019 começaram a surgir vários canais de Youtube destas retroescavadoras humanas com as suas incríveis construções e quem é que consegue resistir a estes títulos e miniaturas tão sugestivas?

Não sei quantas pessoas andam de facto por aí a escavar e a construir piscinas. Penso que um dos mais legítimos será o Primitive Unique Tool, foi o primeiro que assisti e tem um vídeo com mais de 54 milhões de visualizações!

Existe outros canais que simplesmente duplicam vídeos dos outros com a velocidade alterada ou espelhados. Entre o Mr. Tfue, The Survival, Tube Unique Wilderness, Jungle Survival ou Survival Builder, vá-se lá saber qual é o canal original ou o copycat.

Há quem fale que em certos vídeos são notórios vestígios de uso de maquiaria pesada, percebendo-se marcas de rodas de um caterpillar, por exemplo. Será que enquanto observamos, maravilhados com a força de vontade e engenho humanos na construção por via de ferramentas primitivas, levamos ao mesmo tempo com areia nos olhos (provavelmente os restos de solo que eles tão bem retiram atirando com as mãos para outro lado). Será que não percebemos que se trata tudo de uma aldrabice?

Mas eu prefiro ter fé e continuar a acreditar! É evidente nos vídeos que o solo em que eles constroem ajuda bastante e que pelo menos parte do trabalho é mesmo feito manualmente… agora se são 2 ou 20 homens ou se têm alguma ajuda de equipamento mais sofisticado isso são pormenores que ficam nos segredos na sala de edição. 

Bem mais viável terem alguma ajudinha extra do que de facto fazerem tudo sozinhos sem esganarem o cameraman que está só a filmar e não faz mais nada.

 Verdade ou mentira, maluquinhos, génios ou aldrabões, não interessa o que são. Entretêm bastante! 4/5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s