Negócio sujo

Já fiz 2 críticas sobre Instagram VS Facebook, falando principalmente do seu uso como um utilizador comum mas, nesta derradeira parte vou abordar a dor que é trabalhar com o Instagram e o Facebook num contexto profissional.

Estas plataformas foram-se tornando ferramentas de trabalho para muita gente e por isso eis que chega o Business Suite para enfim deixar os profissionais trabalhar de forma eficiente, certo? Quem me dera! Se tiverem uma página de empresa no Facebook poderão carregar no botão “ferramentas de publicação” e lá somos convidados a usar não as ferramentas de publicação mas a experimentar o Business Suite… Este ecrã aparece toda a santa vez que se clica, nas ferramentas de publicação.  Se só posso usar o novo ecrã de gestão profissional poupem-me o raio do click e levem-me diretamente ao raio do ecrã!

PUBLICAÇÕES SIMULTÂNEAS!

Mas enfim, lá chegados temos acesso ao El Dorado do trabalho nas redes sociais, a publicação simultânea de posts no Facebook e Instagram! Quer dizer… mais ou menos… é que se o Facebook come praticamente tudo que queiramos publicar, o Instagram tem uma dieta muito mais criteriosa de imagens e vídeos com proporções e formatos específicos. Isto leva a que se quisermos aproveitar a publicação simultânea, temos que usar o Facebook mas pensar tudo como se fossem publicações de Instagram. De fora ficam conteúdos importantes como posts de links que no Instagram estão bloqueados à sua utilização regular e temos que fazer aquela ridicularia de dizer “link na bio” e mudar a nossa curta bio para incluir o link… péssimo!

Não posso deixar de referir uma função que existia há anos no facebook e agora, ao que eu sei, misteriosamente desapareceu, a capacidade de fazer um post aparecer em português para visitantes portugueses/brasileiros e em inglês ou noutra língua para os restantes. Se essa função ainda existe, está muito mal localizada já que nunca mais a voltei a encontrar. 

POSTS PATROCINADOS / ANÚNCIOS

Para quem tem um pequeno projeto (como este) e que sinta a tentação de comprar algum tempo/visualizações de publicidade paga Facebook/Instagram, digo-vos já que a oferta é tentadora. O custo é baixo e o suposto alcance das publicações é significativamente mais interessante do que nas publicações gratuitas. Eu experimentei, uma vez e os resultados foram surpreendentes… umas horas depois tinha duzentos e tal gostos no post que decidi promover . Quase chorei de felicidade, aquilo estava mesmo a resultar e continuou a resultar durante os dias seguintes!! Eu clicava lá e via dezenas de pessoas (desconhecidas) que, não só tinham visto o meu post mas que tinham deixado um like, foi incrível!

Mas a minha felicidade não durou muito porque rapidamente reparei que acedendo ao mesmo post sem ser pelas estatísticas da publicidade paga tinha apenas 9 gostos e, findo o período de publicidade paga, foram os 9 gostos que persistiram. Quero confiar que, de facto, as publicidades pagas aparecem à quantidade de pessoas que é suposto aparecerem, mas isto que acabei de relatar é, no mínimo, estranho ou melhor, uma burla mal disfarçada que mostra resultados positivos falsos. Esta artimanha manhosa (mas mal disfarçada) tenta motivar-nos a comprar mais visibilidade mas, para resultados assim, esqueçam… de qualquer forma, tentar uma vez ou outra não custa… nunca se sabe, o risco é baixo.

O Facebook e Instagram são as melhores plataformas para divulgar um projeto ou negócio? Provavelmente… são as possíveis! Apesar disso temos que ser realista e admitir que a sua forma de funcionamento é extremamente pouco intuitiva, limitada e pouco lógica! 2/5

Querem detestar mais ainda estas plataformas? Então leiam esta e esta crítica.

2 comentários em “Negócio sujo

  1. Só utilizo estas plataformas por mero lazer. Vejo, no entanto muitas pessoas e empresas a fazê- lo de forma profissional e algumas confessam, com êxito. Quer queiramos, quer não, hoje em dia são as vias mais rápidas de chegar às pessoas. Obrigada pelo esclarecimento de que às vezes o que parece fácil … não é !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s