Comerciais à porta (e ao telemóvel)

Todo o trabalho é honesto, certo?

Claro que não, essa é uma afirmação que está muito longe de ser verdade! Cada um de nós tem que fazer pela vida e há trabalhos que certamente ninguém  quer fazer mas fá-los porque tem que ser.

Acredito que seja o caso de maior parte dos comerciais à porta (e ao telemóvel) ainda que não duvido também que alguns deles tenham prazer em conseguir fazer o seu trabalho bem feito mesmo que, por vezes, se insira numa zona cinzenta no limite entre o que é legal e verdadeiro ou uma verdadeira burla.

Comecemos pelo simples facto de estarmos descontraídos em casa e alguém nos tocar à campainha ou telefonar de forma não solicitada. Sinceramente é algo que acho que deveria ser ilegal pois atenta conta a nossa liberdade no nosso espaço pessoal e pode deixar-nos em situações complicadas.

Mas analisemos mais profundamente…

Comerciais ao telemóvel –2/5:

Uma pessoa pode safar-se mais facilmente porque quando nos apercebemos que é da empresa de luz, de comunicação ou de seguros concorrentes. O melhor a fazer é desligar o telemóvel na cara e fingir que a ligação caiu. Eu sei que é chato para quem está do outro lado mas é a forma mais eficaz de resolver o assunto (e deve ser complementada com o bloqueio desse número logo de seguida. Se nos deixarmos levar além do primeiro minuto de conversa estamos tramados… já sabemos que iremos ficar meia hora ao telemóvel e que no fim ficaremos sempre a perder com um destes resultados:

  • Perdemos o nosso tempo a ouvir alguém para no fim dizermos pela décima vez que não estamos mesmo interessados
  • Perdemos o nosso dinheiro porque subscrevemos algum serviço que provavelmente não precisávamos ou que, pensando melhor, não correspondia à maravilha que nos pretendiam vender (e a isto podemos associar uma segunda vaga de contactos, desta vez da nossa parte, a perdermos o nosso tempo novamente para tentar reverter o mal feito)

Nem todos são maus, já apanhei comerciais que simplesmente agradecem e desistem depois da primeira recusa… mas há outros especialmente dedicados ao seu trabalho e extremamente manipuladores. Lembro-me especialmente de uma senhora a tentar vender-me um seguro que era extremamente agressiva na abordagem:

“- Ó senhor Crítico, o senhor não gosta de poupar dinheiro? Tem que aceitar esta proposta, vai poupar imenso, não perde nada e pode cancelar a qualquer momento. O senhor Crítico tem que ter a sua família segura!”

Não sei se consigo transcrever nestas palavras mas o tom dela era extremamente insistente e irritante, tentava fazer-me sentir burro mesmo porque não havia nadinha a perder… mas há sempre. Desistir do serviço nunca é tão fácil como eles dizem e há sempre um senão.

Comerciais à porta -5/5:

A atuação é semelhante mas consideravelmente mais perversa porque deixa-nos menos margem de manobra para nos protegermos. Ou lhes batemos com a porta na cara ou é dificílimo livrar-nos deles. Nestes casos muitas vezes começam a mentir logo ao tocar no videoporteiro. Dizem que é para verificar o contador da luz e depois são é comerciais de outra operadora. Depois lá nos começam a enrolar, pedem para ver as nossas faturas para nos fazer uma proposta melhor e todo o processo é extremamente duvidoso. Somos obrigados a assinar logo no momento e só recebemos o contrato com todos os detalhes bem mais tarde… isso é legal sequer?

Aceitei, há uns anos, um desses processos para mudar o meu operador de eletricidade a partir de uma dupla de comerciais que supostamente trabalha para as várias empresas concorrentes à EDP e que por isso presta o melhor serviço possível ao cliente pois, acompanha os nossos processos ao longo do tempo e, quando nota que já se terá condições melhores noutro serviço contacta-nos novamente para alterar (certamente algo que as próprias operadoras não apreciariam saber). A verdade é que o processo decorreu com alguma normalidade mas entretanto já me andam a tentar contactar para mudar novamente e não consigo deixar de desconfiar destas pessoas principalmente porque até venderem o que pretendem são sempre super disponíveis e dizem que qualquer coisa é só telefonar-lhes que eles respondem logo de volta mas não é verdade.

Um dia quis ligar-lhes para tirar uma duvida e nunca mais me atenderam o telemóvel… mas se calhar acharam que era uma chamada de telemarketing!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s